segunda-feira, 24 de março de 2014

Motorsport Maniacs

Miguel Oliveira na perseguição
(imagem de www.crash.net)
Este fim de semana foi especial. Foi o início da muito aguardada temporada de MotoGP e haviam muitos pontos de interesse. A expectativa em ver como se iria comportar o Miguel Oliveira depois de uma pré-temporada algo fraca ou como iria ser a performance de Marc Márquez depois da lesão. O resultado foram corridas como não se viam desde há muitos anos. Miguel fez uma recuperação só acessível aos pilotos de topo e falhou o pódio por um valor insignificante. O Marc, juntamente com Valentino Rossi proporcionaram um final como há muito não se via. Parecia que tínhamos andado 20 anos atrás no tempo e estávamos novamente no anos 90 a ver no Eurosport as corridas de Kevin SchwantzMichael Doohan ou Wayne Rainey.

Quer isto dizer que este se adivinha um ano em grande no motociclismo. Nas Superbikes temos novamente a Suzuki (grande surpresa) a lutar pelos lugares da frente e o "Jonny" Rea com a Pata Honda também não está mal a lutar sempre lá na frente.
Será este o ano que vai trazer o desporto  motorizado das duas rodas para o lugar de destaque que merece? Vamos ver, mas o futuro parece promissor.


3 comentários:

  1. Pois não tenho seguido o MotoGP há bastantes anos. Desde que a transmissão passou à exclusividade do Canal Codificado e, sinceramente, acho que a Competição perdeu o interesse dos saudosos anos 90 em que o Vencedor de cada Corrida era sempre uma incógnita e as ultrapassagens e alternância de Leaders eram constantes.
    Espero que essa emoção e competitividade retorne para bem da Competição e que o desempenho do Miguel Oliveira se mantenha ao longo da mesma permitindo-lhe alcançar o Título.
    Quanto às Superbikes e pelo que vi da 1ª Ronda em Phillip Island, parece que este ano a Suzuki voltou em força e teremos mais Pilotos e Marcas com possibilidade de aspirar ao Título mas acho que o Johnny Rea e a HONDA não têm argumentos para o alcançar, a não ser que a CBR1000RR consiga evoluir nas performances muito rapidamente.

    V

    ResponderEliminar
  2. O problema da Suzuki parece ser a fiabilidade. Estourar um motor logo na primeira corrida com uma restrição de utilização tão apertada não parece bom agoiro para eles. A Honda vamos ver, pode ser que o Rea ganhe um pouco mais de "cojones", apesar de bom piloto parece ter sempre medo de arriscar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tenho a certeza mas parece-me que a Suzuki tem um novo motor, é frequente acontecerem problemas durante as primeiras corridas nesses casos. De qualquer modo parece que a causa do motor ter rebentado não foi derivado a um problema grave e o Laverty diz na entrevista no link abaixo que tal não voltará a acontecer pelo mesmo motivo.
      http://www.worldsbk.com/en/news/2014/Eugene+Laverty+We+are+ready+to+fight+for+the+title

      Quanto ao Rea, não me parece que seja um piloto com capacidades para aspirar ao Título. Tem prestações regulares mas a falta de "cojones" só poderia ser compensada com uma máquina que supere as performances da concorrência, neste momento (e também nas últimas edições da WSBK) a CBR1000RR não tem essa possibilidade. Não considero o Haslam piloto com aptidões para alcançar o Título mesmo com uma máquina competitiva, é inconstante no desempenho e nem sempre termina as provas.
      Acho que se a HONDA não se empenhar na Competição com uma Equipa Oficial e investir na Contratação de Pilotos à altura não veremos a Marca arrecadar o Titulo de Construtores nem o de Pilotos.

      Arrisco a vaticinar uma Conquista de ambos os Títulos por parte da Aprilia se a Suzuki continuar com problemas de Fiabilidade e a Kawasaki não conseguir manter a Competitividade da Época passada.

      V

      Eliminar